O Serasa Limpa Nome surge como uma opção para os brasileiros que se encontram com restrições no CPF. Entenda como funciona.
O Serasa é uma empresa especializada em análise e fornecimento de informações financeiras. Fundada em 1968, seu principal objetivo é fornecer dados sobre a saúde financeira de consumidores e empresas.
A instituição atua como uma das maiores fontes de consulta de crédito no Brasil, sendo fundamental para o mercado de crédito do país. Na prática, a empresa é um intermediário entre as instituições financeiras e os consumidores.
O programa Limpa Nome, plataforma que auxilia na renegociação de dívidas, traz novas regras para este mês de setembro. As atualizações visam ampliar as oportunidades de negociação, com descontos maiores e prazos mais flexíveis para pagamento.
Todos os negativados podem usar o Serasa Limpa Nome?
O Serasa Limpa Nome é uma plataforma criada para ajudar os consumidores a regularizar suas pendências financeiras. Por meio dele, é possível acessar acordos com descontos de até 90%, além de parcelar o valor negociado.
A iniciativa facilita o processo de quitação de dívidas, permitindo ao devedor limpar o nome e recuperar o crédito no mercado. Em geral, o serviço é oferecido para todos os brasileiros com pendências financeiras. No entanto, é necessário saber que para conseguir o desconto, o banco precisa liberar.
Como usar o Serasa Limpa Nome?
Para usar o serviço é simples:
- Acesse o site ou aplicativo (https://www.serasa.com.br/);
- Faça um cadastro com seu CPF;
- Consulte as dívidas disponíveis para negociação;
- Escolha a melhor proposta de acordo com sua condição financeira;
- Realize o pagamento pelo site ou app.
Colocar o CPF na nota aumenta o score?
Não, colocar o CPF na nota fiscal não aumenta o score de crédito. Embora o CPF na nota seja uma prática comum em alguns estados, ele não influencia diretamente na pontuação de crédito do consumidor.
O score é baseado em outros fatores, como o histórico de pagamentos e a relação com instituições financeiras.
A entidade perdoa dívidas com mais de 5 anos?
O Serasa não perdoa dívidas, mas dívidas com mais de cinco anos prescrevem, ou seja, deixam de constar nos órgãos de proteção ao crédito. Além do mais, não é possível cobrar a dívida judicialmente.
No entanto, mesmo com a prescrição, a dívida ainda existe, e o credor pode continuar cobrando, mas o nome do devedor não será mais negativado após esse período.
Veja também: Perdão de dívidas? Serasa revela o que realmente acontece após 5 anos
Quem é o dono da empresa de crédito? É do governo?
O Serasa não é uma empresa pública, e sim privada. Embora seja amplamente utilizado por consumidores e empresas para consultar dados financeiros, é uma instituição independente e não está ligada ao Governo.
Sua função é fornecer informações sobre o histórico de crédito de pessoas físicas e jurídicas.
Dicas para juntar dinheiro e limpar o nome
A seguir, algumas dicas para conseguir limpar o nome:
- Crie um orçamento mensal para controlar gastos;
- Evite compras por impulso;
- Corte gastos supérfluos, como serviços de streaming ou assinaturas;
- Busque renda extra por meio de trabalhos temporários ou vendas online;
- Poupe parte da sua renda para quitar dívidas com descontos.
A importância de manter as contas em dia
Manter as contas em dia é fundamental para garantir uma boa saúde financeira. O pagamento pontual ajuda a evitar o acúmulo de dívidas, protege o score de crédito e facilita o acesso a empréstimos e financiamentos.
Além disso, viver sem preocupações financeiras melhora a qualidade de vida e promove uma maior estabilidade econômica.
Veja também: Serasa divulga REGRAS que os bancos usam para aprovar o cartão de crédito